Fil:Castelo de Óbidos - Portugal.jpg

Opprinnelig fil(3 888 × 2 592 piksler, filstørrelse: 6,43 MB, MIME-type: image/jpeg)


Wikimedia Commons' logo

Beskrivelse

Beskrivelse
English: Um verdadeiro símbolo histórico de Portugal, o Castelo de Óbidos está completamente restaurado nos dias de hoje, sendo este um dos mais belos castelos em actividade.

Este Castelo encontra-se sobre um modesto penhasco à beira de um extenso areal, que ainda recentemente as águas do mar acabaram por cobrir. Óbidos pode hoje orgulhar-se do interesse que muitos portugueses e turistas mostram ter por este bonito Castelo.

O Castelo de Óbidos está localizado no distrito de Leiria, numa vila que detém o mesmo nome, a vila de Óbidos, pertencente à freguesia de Santa Maria.

Formando um quadrado, com cerca de 30 metros de lado, a muralha casteleira reforçada de torreões cilíndricos nas faces setentrional e austral, bem como nos vértices de noroeste e sudoeste, e de torres quadrangulares nos de nordeste e sueste, este cerca um terreiro no qual se erguia o Paço do Alcaide, cujas ruínas deram uma nova vida. Foi trabalhado um projecto há poucos anos que continha a intenção de restaurar o Castelo. Tendo sido aplicada esta restauração, por intermédio da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Uma torre bastante robusta, adoçada a face ocidental da muralha, integra-se no conjunto casteleiro. A face oriental da muralha constitui, por melhor dizer, a parte nuclear daquela que envolve o castelo e a vila, e que se prolonga por ambos os lados em direcção a sul. Este que vai dar origem a um fecho em ponta, tendo percorrido cerca de meio quilómetro, da chamada Torre do Facho, criando assim a forma de um triângulo isóscele.

No seu conjunto actual, o Castelo de Óbidos, representa a fase final de uma série construtiva que é possível acompanhar de perto.

Este Castelo foi mencionado como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007, sendo este classificado como um Monumento Municipal. Breve História

Está estudado que este morro foi um local habitado em tempos pré-históricos. Muitas provas que foram surgindo ao longo dos anos e as suas próprias condições naturais. Algumas das provas encontradas neste local foram os vestígios alimentares, embora ténues, e sobretudo a circunstância de indubitavelmente terem sido habitantes, nessas remotas eras, as colinas vizinhas, o Outeiro da Assenta, o Outeiro de Santo Antão, entre outros pontos históricos importantes.

Como porto marítimo, Óbidos chamou à atenção dos vários povos cujo domínio sucessivamente se exercia no ocidente da Península. No decorrer desses sucessos, os Romanos de certa forma, e com certeza os invasores Muçulmanos, a fortificaram. Não passam despercebidas as pequenas parcelas, ainda hoje existentes, com feições mouriscas.

De tudo o resto, pode-se ainda observar e imaginar a resistência que a hoste de D. Afonso Henriques possa ter encontrado neste espaço, quando em 1148, após a conquista de Santarém e Lisboa, o primeiro Rei lançou-se com objectivo de apoderar-se de todas as regiões vizinhas.

Os grandes progressos construtivos dessas fortificações acompanharam de algum modo os sucessos da história local.

Tendo sido documentado que em 1153, o Castelo de Óbidos passaria a ser uma referência, e do reinado seguinte, o de D. Sancho I, restando como prova, uma inscrição da Torre do Facho.

Os anos foram passando e, em torno do século, Óbidos encaixou-se entre as terras que, leais ao deposto D. Sanho II, negaram reconhecer autoridade ao Conde de Bolonha, futuro D. Afonso III, resistindo assim em 1246 sem desfalecimentos, vitoriosamente nos ataques contra a vila e o castelo. Moveram para longe as hostes de Afonso, dando assim o notável exemplo de indefectível lealdade que o próprio regente, tornado Rei, veio a reconhecer e até mesmo a homenagear.

A possibilidade da invencível resistência mostra que Óbidos era uma povoação muralhada, situação perfeitamente harmónica dada a sua importância e desenvolvimento demográfico. Não só porque, embora seja desconhecido o seu foral antigo, há documentos de 1254 que mostram em pleno o desenvolvimento municipal, mas também por se saber que em 1259 já estavam edificados quatro templos.

Depois de variadas guerras, com o decorrer dos séculos ao acabar estes períodos de guerra, Óbidos e o seu Castelo foram parcos em ocorrências bélicas, que brilham ainda neles um halo de lealdade e um imperecível timbre dos seus feitos. www.historiadeportugal.info/castelo-de-obidos/

See where this picture was taken. [?]
Dato
Kilde https://www.flickr.com/photos/21446942@N00/49682600912/
Opphavsperson Portuguese_eyes
Kameraposisjon39° 22′ 04,09″ N, 9° 09′ 35,1″ V Kartographer map based on OpenStreetMap.Dette og andre bilder på denne posisjonen på: OpenStreetMapinfo

Lisensiering

w:no:Creative Commons
navngivelse del på samme vilkår
Denne filen er lisensiert under lisensen Creative Commons Navngivelse-DelPåSammeVilkår 2.0 Generisk
Du står fritt:
  • til å dele – til å kopiere, distribuere og overføre verket
  • til å blande – til å endre verket
Under de følgende betingelsene:
  • navngivelse – Du må kreditere verket på passende vis, lenke til lisensen og indikere hvorvidt det har blitt gjort endringer. Du kan gjøre det på enhver rimelig måte, men ikke på en måte som antyder at lisensgiveren støtter deg eller din bruk av verket.
  • del på samme vilkår – Dersom du remikser, omarbeider eller på annen måte bygger på dette verket, må du kun distribuere resultatet under den samme eller en samsvarende lisens som denne.
Dette bildet ble opprinnelig lastet opp til Flickr av Portuguese_eyes på https://flickr.com/photos/21446942@N00/49682600912. Det ble undersøkt av boten FlickreviewR 2 den 26. mars 2020 og bekreftet å være lisensiert under vilkårene til cc-by-sa-2.0.

26. mars 2020

Bildetekster

Legg til en kort forklaring på hva filen representerer

Elementer som er med i denne fila

motiv

En verdi uten element på Wikidata

forfatternavn: Portuguese_eyes

39°22'4.087"N, 9°9'35.104"W

0,000625 sekund

75 millimeter

image/jpeg

d2da45e80119f1049742a0b91c9dc129fd1ce323

6 740 606 byte

2 592 piksel

3 888 piksel

Filhistorikk

Klikk på et tidspunkt for å vise filen slik den var på det tidspunktet.

Dato/klokkeslettMiniatyrbildeDimensjonerBrukerKommentar
nåværende26. mar. 2020 kl. 20:03Miniatyrbilde av versjonen fra 26. mar. 2020 kl. 20:033 888 × 2 592 (6,43 MB)TmUploaded a work by Portuguese_eyes from https://www.flickr.com/photos/21446942@N00/49682600912/ with UploadWizard

De følgende 2 sidene bruker denne filen:

Metadata